terça-feira, 6 de março de 2012

Reunião de creche. Quanta cultura!

Hoje foi dia de reunião na creche e todos os papis e mamis ansiosos para saber notícias dos seus filhotes.
Pois bem, minha dúvida inicial era do que fazer, qual o objetivo de uma reunião para o Berçario 1.
Ao chegar o primeiro contato foi com a coordenadora que leu um texto enchendo linguiça e eujá achei que seria um desastre a tal da reunião. Depois da leitura fomos apresentados as profissionais que lidam com nossos filhos (olha, o troço ficando interessante).
Primeira fala:

Pediatra: corisa, resfriado não é motivo para o bebê não ir para a creche. Caso, haja febre, tosse regular, cansaço e alterações comportamentais devido a doença, aí sim, a creche pode encaminhar para casa e só liberar o retorno com atestado da pedi.
Doenças de contagio como: sapinho, dermatites, impetigo, devem ser observadas e tratadas de imediato para não espalharem-se.

Eu gostei muito quando ela comentou da ania de levar o bebê para emergência. Não se deve recorrer aos hospitais em qualquer febre ou diarréia. Use o antitérmico e acompanhe, no caso da diarréia, hidrate e corte a ingestão de leite de vaca.
As vezes no hospital existem crianças com doenças contagiosas mais graves e o bb chega com uma gripe e sai com pneumonia (eita, q terror!).

Nutricionista: gente, como a alimentação saudável é importante para os pequenos.
Nada de sucos, ades, iogurtes em caixa ( a caixinha tetrapark libera chumbo!).
Papinha artificial só em casos de urgência, bebês precisam de comida "de verdade".
Nada de refogar alho e cebola no azeite. Ao esquentar ele perde as propiedades e vira gordura má! Eu que sempre fiz isso, tomei na face! Agora o fio de azeite é depois do cozimento, para dar sabor e ajudar na digestão.
Nada de biscoitos recheados, danoninhos. Ambos são causadores de alergias alimentares e diferente do rótulo informa apresentam gordura trans ( a legislação permite 6 biscoitos sem trans em um pacote, o resto contém, o limete então são 6, evitem ao máximoo!)
Aguá, água, sempre nos intervalos das refeições.

Psicomotricista: hora de perguntar evolução dos bebês, quais exercícios de estimulação são realizados. O que pode ser feito em casa. E por aí vai. A psicomotricista deve ser um profissional de educação física com especialização. Nda de berçaristas!

Psicóloga: esta profissional passa um tempo com cada responsável, faz um super questionário para acompanhar a evolução comportamental do bb. Muito importante manter contato com este tipo de profissional. Cobre na agenda, pergunte.

Com certeza após a reunião os pais se sentem mais confiantes na insituição e as peguntas saem naturalmente, e olha que eu que achava que não ia ter o que falar... O importante é se inofrmar, mostrar que é um responsável presente e que sabe cobrar com educação entendendo o lado das "tias".
Fiquem de olho!
BJkss


Nenhum comentário:

Postar um comentário