quarta-feira, 7 de março de 2012

Dando limites ao bebê

Mamis, eu sei que achamos tudo que nossos delícias fazem lindo! Porém o perigo de criar uma criança sem limites está justamente aí.
Ao conversar com a psicóloga da creche, fui informada de que a partir dos 6 meses o bebê já começa a testar os pais. È um chorinho sem motivo aparente, sem lágrimas, ousó uma reclamçãozinha.
É claro que recém nascidos não fazem manha, detesto quando falam isso. Sempre choram porque querem algo importante: fome, troca de fralda, cólica e ate colinho msm! Eles ficaram 9 meses na barriga, qndo nascem querem mesmo colinho, e TEMOS que dar! Nada de deixá-los chorando no berço, por favor hein!

Quando crescem começam a desenvolver a inteligência e vão aprendendo o que podem e não fazer.
Com 11 meses AR faz birra, sim, eu admito. Reclama quando quer algo que lhe é tirado. Pega coisas que não pode, e não as larga, quando falo para não fazer, sorri. Tudo isso ele está testando os limites e agora é a hora de repreender. Sem bater ou gritar!!!
Use o "não" firme, o "ai ai ai", "não pode", e explique o porque em rapidamente, o tempo de atenção dos bebês é curto.
O mais importante é conversar com os babões de plantão (titios, vovôs, dindos), que é preciso educar. Fazer somente as vontades do bebê é cria-lo sem noção da realidade.
Na escolinha ele precisará de limites, respeito ao próximo, dividir as coisas e isso é responsabilidade dos pais e não dos professores, por mais que você trabalhe muito.

Então quando seu bebê estiver fazendo algo errado, lembre-se antes de sorrir, que precisa ser firme e educá-lo. Segure o sorriso e diga não pode, por isso ou aquilo. Ele não vai aprender na hora mas ao longo das semanas e meses a repetição fará com que ele perceba seus limites dentro de casa, sem precisar ficar restrito ao cercadinho.
Precisamos ser firmes!
BJks

Nenhum comentário:

Postar um comentário