sexta-feira, 18 de maio de 2012

Viroses


Virose, quadro viral, são termos muito utilizados por pediatras e para as mamães eses termos estão um tanto banalizados. Quando vamos a pedi ou emergência e o bebê esta com febre ou diarréia ou vômito, ou com o corpo pintadinho, na maioria das x é diagnosticado como uma virose.
Sempre aguardo a febre, pois 1 momento com febre não dá para saber o que é, tem q dar antitermico, hidratar. Somente se não melhorar é que deve se direcionar ao profissional de saúde, não adianta no primeiro 38ºC se desesperar. Obvio que vc nao vai deixar o bebê fritando!!!
Nesse meio tempo, vá hidratando, porque febre mesmo é só acima de 38 ºC, viu!!


Os bebês estão em constante desenvolvimento e o sistema imunológico também passa por esse processo, blá blá blá. O que não sabia é que era um período tão doloroso. E digo doloroso pq como mãe, ver meu filho doentinho toda semana é duro!! E ele apesar de muito esperto fica incomodado, não se alimenta bem , ai começa o estresse do peso, e uma coisa leva a outra...

Eu acho que vou fazer " a virose da semana" aqui no blog. Tenho ido com mais frequência a pedi do que quando ele era recem nascido!
As viroses começarama a aparecer com gás total dps da creche. Claro, bebÊs, baba, chupeta, mamadeira, boca, tudo no msm local dá nisso! E não tem remédio que cure e vou explicar porque:

As viroses são causadas por vírus, dã, (não são micro bichinhos, porque não são seres vivos, vai estudar biologia!) e a resposta do corpo contra esses nojentos são os anticorpos, quanto mais contato com diferentes vírus mais memória imunológica, assim anticorpos fortes para lutar contra os vírus, os bebês terão.

            

Não estou dizendo que a criança deve "pegar" diferentes virus e manifestar a doença. As vacinas estão aí para isso, nela estão presentes vírus amenizados que só estimulam a produção de anticorpos. Então vacinar é muito importante!!!!!
Para as viroses sem vacina nem adianta usar antibiótico (só serve para infecção bacteriana), deve se cuidar (hidratarção e alimentação saudável) dos pequenos para o corpo lutar contra da melhor forma possível!!

Para melhorar a qualidade de vida durante os períodos de virose, não devemos forçar o alimento, pq eles vomitam tudo dependendo do quadro viral.
O ideal é hidratar bastante, manter uma alimentação saudável. Oferecer muita água de coco. E nos casos de diarreia substituir o leite em pó (NAN, APTAMIL, NINHO 1, NINHO FORTIFICANTE, seja la qual vc usa) pelo leite de soja. Eu sempre uso o Nan soy, ele é mais carinho mas vale a pena.
O outro leite estimula a diarreia, deve ser evitado!! Assim para o bebê não focar sem o leitinho amado, podemos oferecer os versão soja.

Eu sigo a risca as dicas da pedi e passo para vocÊs poque sei que as vezes precisamos ler opniões diferentes de mamis para nos ajudar.

Melhoras para nossos babies!!!
BJksss

Nenhum comentário:

Postar um comentário