segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Pó de Mariposa/Borboleta, cega? Olho aberto durante o sono , é verme?!

Ontem, uma mariposa desgovernada voou direto para meu olho direito. Ai q raiva daquela pequena!
Meu olho ficou vermelho e coçando, devido ao ataque surpresa da minha amiga cinzenta! A partir desse ocorrido lembrei de algumas lendas que ouvimos por aí.

Já escutei varias vezes comentaremque a borboleta é muito perigosa, pois da sua asa saí um pó que cega. Coitada da borboletinha, tão inofensiva!!!

Essa lendinha é só uma entre várias...

Na consulta mensal passada com a  pedi, (estava encucada com os olhos do AR levemente abertos durante o sono), comecei a comentar sobre isso com ela. Prontamente ela já me advertiu: Não tem nada a ver com vermes. Hahahah, Oi? Eu estudei Parasitologia néim!!!! Eu seiiii!!!
Porém mamis, o site baby center esclarece aqui.

Mas vcs sabiam que essa é uma lenda bem comum: se o bebê dorme com o olhinho um pouco aberto é porque está com verme. Fiquei tentando imaginar qual a relação da verminose com os olhos para surgir essa lenda e olha o que achei:

"...meu filho dorme com os olhos aberto. Me disseram que era verme ja tratei com vermífugo, mas ele continua dormindo com os olhos abertos. Aparentemente tem um sono tranquilo, acorda com uma cara boa de descançado, porém é muito estranho de se ver. Qdo tentamos fechar os olhos dele eles voltam a abrir como se tivessem uma molinha." O que essa mãe deve fazer?
Queridos, deram a solução de levar numa benzedeira. Quanta crendice, minha gente! Leva no pediatra. Quem vai no pediatra volta tranquilo!!! Amei esse slogan!

Outras googlezadas e achei um texto muito interessante sobre as lendas. Segue abaixo:

 

Verdade ou mentira?

Ratos velhos viram morcegos, sapos lançam veneno nos olhos das pessoas, cobras podem comer bois inteiros... Ufa! Quantas lendas existem sobre os animais! Se você parar para pensar, aposto que vai lembrar de mais algumas, envolvendo aranhas, sapos, cobras ou qualquer outro bicho temido. Afinal, eles são presenças certas na imaginação popular. Sabia, porém, que poucas dessas histórias são verdadeiras?
Não podia mesmo ser diferente, já que lendas desse tipo são criadas pelas pessoas. Pensando que o desconhecido é o que estimula a invenção de histórias assim, o Zoológico do Rio de Janeiro criou um projeto para tentar esclarecer dúvidas sobre alguns animais e mostrar que muitos não devem ser temidos, porém, respeitados.
· Pó de asa de borboleta pode cegar - Ao manusear uma borboleta, fragmentos da asa deste inseto podem ficar presos na sua mão. Se você coçar o olho depois, é possível que ocorra uma reação alérgica e nada mais. Aconteceria o mesmo se entrasse poeira no olho.
· Gambá que bebe cachaça - Em alguns lugares do interior, para evitar que o gambá ataque as galinhas, algumas pessoas deixam um copo de cachaça perto do galinheiro. Elas pensam que, assim, o animal vai consumir a bebida, ficar bêbado e não conseguirá correr atrás da criação. Mal sabem elas, no entanto, que o bicho pode esbarrar na bebida, derramá-la e sequer atacar as galinhas. O que ocorre, na verdade, é que o gambá é um animal noturno e fica bastante sonolento ao ser perturbado durante o dia, dando a impressão de que está bêbado. Daí que vem a expressão “bêbado como um gambá”.
· Sucuris podem comer um boi - Algumas fotos na internet mostram enormes cobras engolindo bois. Porém, elas não passam de montagens. As maiores sucuris, que podem medir até doze metros, conseguem apenas comer bezerros ou animais de porte semelhante. Por mais que elas tentassem, não conseguiriam abrir a boca o suficiente para engolir um boi.
· Sapo que lança veneno nos olhos das pessoas - O sapo cururu tem duas glândulas chamadas paratóides que ficam atrás de seus olhos. Nelas, realmente há uma substância venenosa, porém, o bicho não tem capacidade de lançá-la em ninguém. O que pode acontecer é um cachorro desavisado morder o sapo nesse local. Quando acontece isso, a glândula é espremida e o líquido sai.
· Aranha que faz teia não é venenosa - Não é bem assim. Apenas as aranhas que fazem teias simétricas, aquelas bonitinhas, com desenho uniforme, não são venenosas. Aranhas que têm veneno também fazem teias, só que as que produzem são meio “bagunçadas”. A viúva-negra, por exemplo, é uma aranha extremamente venenosa e faz teias.
É importante saber também que alguns animais podem ser realmente perigosos. No zoológico, as crianças são orientadas a não mexer com animais sem saber quais os riscos que eles podem oferecer. Às vezes bichos aparentemente inofensivos, como insetos, podem transmitir graves doenças. Então, nada de aprisionar insetos em vidros para mostrar aos amigos ou levar pequenos bichos para casa sem conhecê-los muito bem. Estamos combinados?
Júlio Molica - Ciência Hoje On-line - 16/06/2006

Hoje é dia de cultura para mamis!!!
BJks

Nenhum comentário:

Postar um comentário